quinta-feira, 8 de abril de 2010

Polícia destrói mais de 17 mil pés de maconha em Santo Amaro

Polícia destrói mais de 17 mil pés de maconha em Santo Amaro (OPERAÇÃO LENÇÓIS 2)

A droga estava numa área de difícil acesso, entre os povoados de Buriti e Sangue.

SÃO LUÍS - Aproximadamente 17.600 pés de maconha foram destruídos pelos policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) durante a Operação Lençóis 2, nesta quinta-feira (8), numa área de difícil acesso, localizada entre os povoados Buriti e Sangue, no município de Santo Amaro, na região da Baixada Oriental Maranhense. Segundo o coordenador do GTA, Laércio Gomes Costa, a região é tradicionalmente conhecida como grande produtora de maconha sendo constantemente monitorada em operações de rotina do grupo.

“Observamos que existem outros pequenos plantios na área que também serão destruídos”, declarou Laércio Costa. “Vamos intensificar as ações em toda essa região, especialmente durante o período de chuvas, de maneira a identificar e erradicar as plantações de maconha”.

Helicóptero do GTA sobrevoado a plantação de maconha.

Na área, de aproximadamente 3 mil metros quadrados, foram identificados um total de 28 canteiros e 400 covas com maconha pronta para colheita. No local, havia ainda um poço para irrigação do plantio e cercas de proteção para evitar o ataque de animais.

Foram encontrados 28 canteiros e 400 covas.
Policiais destruindo os canteiros.
Polícia destrói a plantação.

A operação, realizada em parceria com a Superintendência de Polícia Civil do Interior, contou com 10 policiais do GTA, apoio de agentes da Delegacia de Polícia Civil de Barreirinhas e dois helicópteros. Após cortar todos os pés de maconha, a droga foi colocada numa fogueira para ser incinerada com objetos encontrados no local. Os canteiros também foram destruídos.

Segundo a delegada de Polícia Civil de Barreirinhas, Viviane Teixeira Fontenelle, são freqüentes as denúncias de tráfico de maconha na região, mas as áreas são de difícil acesso. “As investigações vão continuar sendo realizadas com o apoio do GTA até que a gente consiga acabar com essa prática delituosa”, garantiu. Ela revelou que um inquérito será aberto para identificar os responsáveis pela área.

Troca de tiros

Durante a Operação Lençóis 2, os policiais do GTA chegaram a trocar tiros com dois homens, mas eles conseguiram fugir pelo matagal. O local escolhido pelos produtores de maconha, apesar de ser isolado, fica próximo a MA-401, estrada que dá acesso município de Barreirinhas. Os policiais calculam que a produção é responsável pelo abastecimento da droga nos municípios próximos, como Morros, Axixá, Paulino Neves, Rosário, Barreirinhas, Humberto de Campos e Santo Amaro.

Segundo Laércio Costa, o trabalho de combate e erradicação ao plantio de maconha vai continuar sendo realizado no Maranhão, estado que se tornou um grande produtor da droga. A Operação Lençóis 2 ainda não tem prazo para ser concluída. A primeira etapa foi realizada a menos de dois meses, no município de Rosário, quando foram identificados e destruídos 85 mil de maconha.

Veja mais fotos da Operação Lençóis 2.

Operação Lençóis 2
Operação Lençóis 2
Operação Lençóis 2

As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário: