sexta-feira, 26 de março de 2010

"Água poluída tem matado milhares de crianças pelo mundo", diz ONU


Com a descarga diária de toneladas de resíduos sólidos em rios e oceanos, a população mundial tem poluído e envenenado a vida marinha, espalhando assim doenças que levam a mortalidade de milhões de crianças pelo planeta. Essas informações foram divulgadas esta semana pela ONU (Organização das Nações Unidas), por meio de um relatório intitulado “Água Doente”.

Segundo o biólogo e tutor do Portal Educação Carlos Lenh, é preciso urgentemente de uma política global voltada para o uso consciente e preservação da água. “Mesmo aqui no Brasil, onde está concentrada mais de 15% da água potável do mundo, algumas cidades já sofrem com a falta de abastecimento hídrico regular, justamente pelo fato de não termos uma política ativa que preserve este recurso”, esclarece o tutor.

Dados mostrados pela ONU revelam que dois milhões de resíduos soltos na água poluem aproximadamente dois bilhões de toneladas todos os dias, causando a devastação em corais de peixes e recifes.

O relatório revela ainda que 1,8 milhões de crianças com menos de cinco anos, morrem por ano, devido à falta de água limpa. E os grandes poluidores são os países em fase de desenvolvimento, que jogam 90% da água de esgoto sem o tratamento ideal.

Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário: