sexta-feira, 26 de março de 2010

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Nesta quarta-feira o mundo entra em campanha, em razão do dia 24 de março ser a data marcada para o combate a tuberculose. Hoje no Brasil a cada 100 mil habitantes, 48 apresentam a doença. No patamar mundial o Brasil está em 18ª posição no ranking dos 22 países com maior projeção de incidência da doença no mundo. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK) que afeta principalmente os pulmões.


Segundo o Relatório de Controle Global da Tuberculose 2009, lançado hoje, o Brasil em comparação aos outros países, tem uma taxa de cura baixa, 77%, enquanto a OMS preconiza 85%. O coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Draurio Barreira, afirma que os índices não são melhores porque em 12% dos casos não se sabe o que aconteceu com o paciente. "Ele estava no meio do tratamento e de repente não se tem mais informação, se morreu, curou-se", explicou, dizendo que um dos programas do Ministério da Saúde consiste justamente em monitorar melhor o paciente. Vale ressaltar que o tratamento gratuito já é oferecido na rede pública, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o enfermeiro Alisson Daniel, tutor do Portal Educação, a tuberculose é uma doença contagiosa grave que a população muitas vezes desconhece seus sintomas, dificultando seu diagnóstico e tratamento. “Outra dificuldade encontrada pelos profissionais de saúde é a adesão do paciente ao tratamento. Por ser longo este tratamento e os sintomas diminuírem no início, muitos pacientes não realizam a terapêutica completa, podendo assim apresentar uma recidiva da doença”.

No Estado de Mato Grosso do Sul o novo medicamento para combater a doença estará disponível até o final deste mês, em todos os 78 municípios do Estado. O medicamento denominado COXCIP ou 4:1, apresenta no mesmo comprimido quatro antibióticos para uso durante os dois primeiros meses da doença, em indivíduos com 10 anos ou mais.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A doença ainda pode ser causada por algumas espécies de micobactérias: Mycobacterium bovis, africanum e microti. Em alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (meses).

Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração.

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Pessoas com AIDS, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, alcoólatras, viciados em drogas e fumantes são mais propensos a contrair a tuberculose.

Para prevenir a doença é necessário imunizar as crianças de até quatro anos, obrigatoriamente as menores de um ano, com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de AIDS não devem receber a vacina. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, e não utilizar objetos de pessoas contaminadas.

Fonte: Portal Educação

Nenhum comentário: