sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mutirão do Registro Civil vai a Bernardo do Mearim


O secretário de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIHC), Sergio Tamer, e a equipe da Sedihc, visitou Bernardo do Mearim, na quinta-feira (6), para acompanhar a realização do Mutirão do Projeto “Registro Civil: O Nascimento da Cidadania (RCN)”. A atividade para emissão do documento se estendeu até está sexta-feira (7), na cidade.

O Prefeito Iramir Vieira da Silva recebeu a comitiva e felicitou o Governo do Estado pela iniciativa. “Esse projeto é de suma importância porque reflete o cuidado do Governo com a população. Por meio dessa parceria firmada com o nosso município planejamos erradicar o sub-registro em cem por cento do nosso território.”

Iramir Vieira afirmou que o principal benefício para o cidadão é poder participar dos programas sociais do Governo Federal, “É através da documentação que é dado o pontapé inicial para a pessoa ter direitos,” ponderou.

Para Tamer, o RCN vai além da emissão de registro civil, “é um Projeto que visa também à constituição de um Comitê Gestor Municipal, formado por agentes de saúde, assistentes sociais, conselhos tutelares, servidores da educação, sindicatos, entre outros É uma atividade que permanece na localidade e isso dá credibilidade ao RCN e as parcerias com o município e, principalmente, do Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria, está empenhado em dar irrestrita colaboração ao Projeto,” considerou.

A coordenadora do RCN, Jesus Bezerra, falou que, em recente encontro do Projeto Rondon em Brasília, a experiência do Maranhão recebeu muitos elogios, “o sucesso é fruto do apoio do Governo Estadual por isso, tantos outros estados estão interessados em copiar o nosso modelo.” Na oportunidade, ela lembrou que a população também deseja ter acesso à documentação básica, “eles sempre pedem que o Projeto seja ampliado para emitir CPF, RG, título, entre outros.

Fonte: secon

Nenhum comentário: