sexta-feira, 24 de junho de 2011

Governo e especialista discutem melhoria dos indicadores educacionais

SÃO LUÍS - O desenvolvimento de ações para melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão, a partir de uma análise aprofundada dos dados do sistema no Estado, foi o tema central de reunião da governadora Roseana Sarney com o consultor especialista em educação, Cláudio de Moura Castro. Também participaram da audiência, que aconteceu na quarta-feira (22), no Palácio dos Leões, o vice-governador, Washington Luiz de Oliveira, o deputado federal Gastão Vieira, e os secretários Olga Simão (Educação), João Bernardo Bringel (Ciência e Tecnologia e Luis Fernando Silva (Casa Civil).

Durante a reunião de avaliação, a governadora Roseana Sarney apresentou várias sugestões de ações que poderão ser implantadas para a melhoria dos indicadores da educação básica.

A melhoria na oferta de qualidade do ensino é também uma das metas do programa Maranhão Profissional, que visa qualificar mão de obra para atender a demanda por trabalhadores que começou a ser gerada com os investimentos em andamento no estado.

Esta capacitação, além de atender no futuro os novos investimentos, também será disponibilizada para os empreendimentos já em operação e em fase de expansão. A exposição serviu para que Cláudio de Moura fizesse anotações que serão transformadas em sugestões de ações numa segunda etapa.

A governadora Roseana Sarney deixou evidenciada, mais uma vez, sua preocupação de apoiar os sistemas educacionais municipais, por meio de uma efetiva parceria, a fim de que o Governo do Estado exerça seu papel fundamental de gestor da educação, principalmente devido ao elevado índice ocupacional na zona rural e com a educação do homem do campo.

Após avaliar a reunião com o especialista Cláudio de Moura como altamente proveitosa, Olga Simão disse que a análise dos dados do sistema educacional mostra que o Maranhão está no caminho certo para ofertar educação de qualidade.

Ela defendeu um projeto de cooperação efetiva com os municípios para a melhoria da educação ofertada aos jovens como forma de também aprimorar os indicadores educacionais do estado. “Esta é uma preocupação da governadora Roseana Sarney com a educação, sempre buscando recursos do Governo federal e parcerias com os municípios para fazer a gestão da educação do Maranhão”, ressaltou Olga Simão.

Cláudio de Moura, que veio ao Maranhão atendendo ao convite da secretária Olga Simão, repassou experiências vivenciadas em outros estados e países, com realidades semelhantes ao Brasil.

Considerado um dos 100 melhores palestrantes do Brasil com especialização em educação, Cláudio de Moura é doutor pela Universidade Vanderbilt (EUA) e formado em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização pela Fundação Getúlio Vargas.

Ele também foi coordenador do Projeto Educacional e Desenvolvimento, Programa ECIEL, diretor geral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e secretário-executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Autor de 35 livros, ele tem inúmeros artigos e monografias publicados em revistas no Brasil e no exterior.

As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário: