quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Corpo de Lily Marinho é velado em cemitério no Rio de Janeiro

O corpo de Lily Marinho, viúva do fundador da TV Globo, Roberto Marinho, morta nesta quarta-feira aos 89 anos, está sendo velado no cemitério São João Batista (zona Sul do Rio) na manhã desta quinta-feira.

Ao chegar ao local, o prefeito Eduardo Paes disse que 'o Brasil perdeu uma grande dama'. 'Ela era a cara do Rio de Janeiro', completou. O enterro está previsto para as 12h de hoje.

Marlene Bergamo-9.jul.2010/Folhapress
Lily Marinho no almoço que ofereceu em julho de 2010 a Dilma Rousseff, então candidata do PT à Presidência
Lily Marinho no almoço que ofereceu em julho de 2010 para Dilma Rousseff, então candidata do PT à Presidência

Ela estava internada em estado grave desde o dia 13 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio. Poucos dias depois da internação, foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com boletim médico, Lily Marinho apresentava infecção respiratória. Nos últimos dias, estava sedada. Ela morreu às 20h05, vítima de falência múltipla dos órgãos.

Lily Marinho, que completaria 90 anos em maio, esteve internada outras vezes recentemente por causa de problemas decorrentes da idade.

PERFIL

Em 2005, Lily Monique de Carvalho Marinho disse a um médico amigo acreditar que tinha 'quatro ou cinco anos de vida com boa saúde'.

'Estou em paz comigo mesma. Estou em idade avançada. Já vendi tudo o que tinha de valor', afirmou à Folha em maio passado.

'Acho que dei certo na vida. Nunca pedi nada aos meus maridos, mas eles sempre me deram tudo.'

Falar de Lily sem citar seus maridos é impossível, até porque se tornou mais conhecida ao unir o sobrenome dos dois.

Nascida Lily Monique Lemb, em Colônia (Alemanha), em 10 de maio de 1921, foi casada com dois dos homens mais ricos do Brasil --Horacio de Carvalho e Roberto Marinho--, que tinham em comum o fato de serem amigos, donos de jornal e ambos apaixonados por Lily --por muito tempo simultaneamente.

Filha única da francesa Jeanne Bergeon e do militar britânico John Lemb, Lily Marinho nasceu na Alemanha por que lá servia o pai, mas foi criada em Paris. Embora frisasse a origem europeia, declarava-se brasileira de coração.

Em julho passado, ofereceu um almoço para a então candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 50 convidadas. Lily recepcionou as mulheres presentes dizendo que o almoço eram homenagem à 'senhora D, essa grande dama chamada democracia'. E agradeceu a Dilma, citada como a 'outra senhora D', por expor diretamente suas propostas como candidata.

Folha.com

Nenhum comentário: