quinta-feira, 18 de junho de 2009

O silêncio ensurdecedor das “vuvuzelas”


PRETÓRIA - A esta altura, depois de Brasil x EUA, todo mundo já sabe o que é uma vuvuzela: são as cornetas, de mais ou menos um metro de comprimento, não muito diferentes das usadas no Brasil, e que quase todo torcedor sul-africano parece ter na mão no estádio. Juntas, elas fazem um barulho que sufoca qualquer grito, da arquibancada ou até dentro de campo.

Relativamente ausentes nas semivazias arquibancadas de Brasil x Egito, as vuvuzelas compareceram com força total em Brasil x EUA. Fatalmente virão as reportagens dizendo que os jogadores brasileiros “reclamaram” do barulho, ou que “defendem” a proibição delas. Na verdade, todos encararam a situação com o bom humor que ela merece. O barulho faz parte da festa na África do Sul. Não é assim que deve ser?

Em todo caso, o pequeno vídeo abaixo, postado no YouTube, serve para dar uma ideia do tormento dentro do estádio. Pela TV deve ter sido possível imaginar, mas só quem estava in loco pôde ter uma noção precisa das razões que levaram a Fifa a cogitar proibi-las.

Cogitação, aliás, ridícula. Vendo o vídeo, alguém se imagina tomando a corneta da mão de crianças tão alegres? Bom, no passado houve quem quisesse proibir palavrões na torcida.

Querem silenciar as vuvuzelas. Liberdade para as cornetas!

Nenhum comentário: