sábado, 14 de abril de 2012

Carreata marca chegada da Cruz da JMJ e do ícone de Nossa Senhora em Grajaú


Carreata marca chegada da Cruz da JMJ e do ícone de Nossa Senhora em Grajaú

Jovens das cidades de Grajaú, Arame, Sítio Novo, Formosa da Serra Negra e Itaipava do Grajaú reuniram-se juntamente com os católicos das Paróquias Nosso Senhor do Bonfim (Igreja Catedral) e São Francisco de Assis (Igreja do Canoeiro) nesta terça-feira (10) para acolher a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora que deste de ontem (09) está visitando a Diocese de Grajaú.
A Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora foram trazidos pelos jovens da cidade Barra do Corda-MA. Fogos, cânticos e orações marcaram a chegada ao Parque de Exposição Zezé Santos ao 12:00 horas. O bispo diocesano Dom Franco Cuter, presidiu um breve celebração de acolhida dos símbolos.
Com o apoio da Polícia Militar, Agentes de Transito, Guarda Municipal e SAMU, a multidão seguiu em grande carreta. Houve três paradas, a primeira na Delegacia de Polícia, contou com um depoimento de um jovem detento. Na ocasião os presos entregaram ao pároco frei Luís Giudici uma Cruz e quadro de Nossa Senhora feitos de palitos de picolé. A parada foi animada pela Pastoral Carcerária.
Às 15:30 horas, a carreata chegou na Paróquia São Francisco de Assis no bairro Canoeiro. Esta parada foi marcada com momento espiritualidade, depoimento de um jovem e animação. Às 17:00 horas os símbolos seguiram em caminhada rumo ao Hospital São Francisco de Assis onde acontece a terceira parada que refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012. O diretor do hospital Aleksander Costa, falou sobre a saúde pública no município.
Na Catedral Nosso Senhor do Bonfim, os símbolos foram acolhidos pela Banda de Música Maestro Torquato Lima. Das 18:00 horas às 19:00 horas houve momentos de espiritualidade, louvores, reflexão sobre os símbolos no contexto social da juventude proferida por Padre Marcos Bassani, coordenador diocesano de pastoral, vigário do Alto Brasil. Os jovens Tiego e Francisco da cidade do Arame que participaram da Jornada Mundial da Juventude em Madrid na Espanha em 2011, deram testemunho da experiência vivenciada neste evento.
Ás 19:30 horas o bispo diocesano presidirá juntamente com os padres presentes, jovens e todo os católicos a Santa Missa em ação de graças pela passagem da Cruz em Grajaú. Logo após haverá o Bote Fé na Praça Raimundo Simas com shows da Banda Missão sacramento de Palmas-TO e Nova Vida de Açailândia-MA. Depois dos shows os símbolos firam expostas aos fiéis na Igreja Catedral.
Na quarta-feira (11) às 05:00 horas a Cruz e Ícone de Nossa Senhora partiram para a Diocese de Balsas.
Passagem dos símbolos pela Diocese de Grajaú
Os dois símbolos da JMJ foram entregues a Diocese de Grajaú pela Diocese de Bacabal em Dom Pedro-MA na manhã segunda-feira (09), os mesmos permaneceram na cidade até as 15:00 horas. No final da tarde do mesmo dia, os jovens de Barra do Corda-MA, acolheram os símbolos na cidade. Carreatas, caminhadas, missas, momentos de espiritualidades e shows marcaram a passagem da cruz nestas localidades.
Símbolos da JMJ no Maranhão
O Maranhão se tornou a terra da Cruz dos Jovens e do Ícone de Nossa Senhora. Os Símbolos chegam ao estado, que corresponde ao Regional Nordeste 5 da CNBB, no dia 1° de abril e está peregrinando pelas 12 dioceses até o fim do mês. O ponto alto do trajeto acontecerá no dia 28, quando a arquidiocese de São Luís promove a grande celebração Bote Fé (evento com palestras, pregações e música). Em maio, os Símbolos seguem para o Tocantins e demais estados do Regional Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantins).
JMJ
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior evento da juventude católica no mundo. Acontece a cada dois ou três anos em países diferentes. A última edição aconteceu em Madri, Espanha, em agosto do ano passado, e reuniu cerca de 2 milhões de jovens de 180 países. No próximo ano será a vez do Brasil. A sede do evento será o Rio de Janeiro, em julho do próximo ano.
Texto: Grajaú de Fato
Fotos Alberto Orquisa/Diário do Grajaú 

Nenhum comentário: