sábado, 29 de outubro de 2011

Roseana e Lobão lançam 2ª etapa do Programa Luz para Todos no MA

Roseana e Lobão lançam 2ª etapa do Programa Luz para Todos no MA

A governadora Roseana Sarney (PMDB) e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, assinaram ontem (27), Termo de Compromisso para a realização da 2ª etapa do Programa Luz para Todos no Maranhão até 2014. A solenidade, realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, marcou também as comemorações das 300 mil ligações do programa no Maranhão.

'O programa é uma iniciativa que transformou a realidade nos lugares mais remotos do Maranhão, pois a luz garante desenvolvimento e mais qualidade de vida. Temos muita satisfação de fazer parte dessa ação e sa ber que, hoje, 97% das famílias maranhenses são beneficiadas com energia elétrica', declarou Roseana Sarney.

A governadora afirmou que a assinatura do Termo de Compromisso é a garantia de 22 mil novas ligações, mas a meta é de atender 40 mil unidades até 2013. 'E o governo estadual faz a sua parte também por meio do Viva Luz, garantindo que essas famílias não paguem a conta de luz', destacou.

Na solenidade, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Wilson Grüdtner, fez um balanço do Programa Luz para Todos no país. Já são mais de 2,8 milhões de famílias com acesso gratuito à energia elétrica, beneficiando mais de 14,2 milhões de pessoas na área rural. Os investimentos são da ordem de R$ 18 bilhões, com geração de 245 mil empregos e implantação de mais de 7 mil postes de concreto.

No Maranhão, os números da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), empresa responsável pela execução das obras do programa, demonstram que o estado está entre os quatro que mais evoluíram na implantação da rede elétrica. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas beneficiadas, 2.043 escolas, 3.314 quilombolas e 15.505 assentamentos.

Universalização – Segundo Lobão, o objetivo é levar o programa de universalização do acesso à energia elétrica às pessoas atendidas pelo 'Plano Brasil Sem Miséria' e àquelas que moram em áreas cujo atendimento resulte em elevado impacto tarifário.'A escuridão não é apenas desconforto, é também uma exclusão. Por isso, o Luz Para Todos é o maior programa social do mundo e deverá servir de modelo para outros países', ressaltou Lobão. Ele revelou que a Organização das Nações Unidas (ONU) espera implementar a ação nos países que ainda precisam promover a universalização da energia.

Para o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) e prefeito de Itapecuru-Mirim, Júnior Marreca, a eletrificação rural leva o desenvolvimento, gera emprego e garante qualidade de vida para todos. 'Espero que todos os prefeitos façam a sua parte e continuem contribuindo, construindo estradas, pontes e acessos para que o programa atenda as comunidades', destacou. Júnior Marreca afirmou que Itapecuru já possui 95% dos lares atendidos. 'Agora falta pouco para que todos sejam beneficiados com luz. As demandas de regiões maranhenses deverão ser atendidas até 2013', declarou.

Nenhum comentário: