sábado, 10 de setembro de 2011

Valéria Macedo destaca reunião com gestores da Saúde

06/09/2011 14:31 - Leno Edroaldo / Agência Assembleia

Foto Materia

A deputada Valéria Macêdo (PDT) fez um registro, na sessão desta terça-feira (6), da reunião com gestores da Secretaria de Saúde (SES) e de prefeituras da região tocantina para discutir os problemas e buscar alternativas ou soluções para o atendimento de média e alta complexidade na região.

O encontro, organizado pela Associação dos Municípios da Região Tocantina, aconteceu na última segunda-feira (5), na sede da secretaria de Saúde de Imperatriz. Além do titular da SES, o deputado estadual licenciado Ricardo Murad (PMDB), e seus assessores, também participaram das discussões membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, os deputados Carlinhos Amorim (PDT) e Léo Cunha (PSC) e a promotora de justiça Nain Maabas.

Segundo a parlamentar, Imperatriz já não suporta a alta demanda dos quase 60 municípios da região, que sempre procuram atendimento no hospital municipal, o Socorrão. Esta sobrecarga no atendimento aos pacientes se deve, principalmente, à falta de estrutura em cidades-pólo como Porto Franco, Açailândia, Estreito, Carolina e Balsas. “Este problema detectado na reunião será resolvido porque os técnicos da SES farão visitas a estes municípios para verificar a capacidade instalada, os equipamentos, os profissionais cadastrados, a capacidade daquela região em se estruturar melhor, para atender os munícipes das microrregiões das cidades menores que fazem atenção básica”, disse a parlamentar.

Valéria Macedo informou ainda que os municípios da região estão estudando a possibilidade de realizarem uma espécie de consórcio nos procedimentos de média e alta complexidade e assim desafogarem o atendimento no Socorrão. “É importante para que juntos estes municípios possam custear os serviços de saúde que são muitos caros na região. Nós temos profissionais como anestesistas que nós pagamos o valor do plantão mais de R$ 2 mil”, exemplificou.

Indagada pelo deputado Marcelo Tavares (PSB) sobre o município de Porto Franco e de outros da região que tiveram devolvidos recursos bloqueados ainda 2009, quando o atual secretário estadual de Saúde assumiu a pasta, a deputada disse não ter conhecimento dessa devolução e disse ser este talvez um dos motivos para a alta demanda em Imperatriz.

Por fim, Valéria Macedo disse que da reunião já foi tomado um encaminhamento para a contratação de alguns serviços privados para complementar os serviços oferecidos pela rede pública de Saúde, assim como a realização de uma reunião para discutir o assunto, dia 21, novamente em Imperatriz. “Tudo isso é importante e saímos da reunião satisfeitos com a união de todos, para que nós possamos juntos conseguir acharmos um caminho para a saúde da nossa Região Tocantina”, finalizou.

Nenhum comentário: