sábado, 10 de setembro de 2011

Deputado Zé Carlos marca presença em congresso petista

O deputado Zé Carlos do PT esteve participando, neste final de semana, do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), que aconteceu em Brasília. Um dos assuntos mais debatidos foi a Reforma Política. Todos os setores do partido, inclusive a juventude, apoiam o debate. Ministros, deputados, lideranças estaduais e os militantes defenderam a reforma como uma bandeira história do PT. O Congresso reuniu cerca de 1.500 pessoas, dentre delegados e convidados.

“Ter presenciado esse encontro foi de fundamental importância para o meu crescimento político. Em todas as suas instâncias, o partido está mobilizando uma profunda discussão, rumo ao processo de crescimento e integração do Partido dos Trabalhadores”, enfatizou o deputado Zé Carlos.

Segundo o documento da própria Resolução Política aprovada durante o 4º Congresso Nacional do PT, o partido está vivendo um momento de atualização da sua estrutura, à luz de sua experiência, de seus êxitos e dos desafios a superar, com base nas transformações na história brasileira desde o governo Lula, até os caminhos já trilhados pelo governo Dilma, com destaque também para as perspectivas surgidas no partido, com as sucessivas vitórias presidenciais.

Veja algumas das principais decisões aprovadas durante o evento, que constam na Resolução:

* Paridade entre homens e mulheres em todas as instâncias da direção do partido

O 4º Congresso Nacional do PT aprovou a paridade entre homens e mulheres em todas as instâncias da direção partidária. A partir do próximo Processo de Eleições Diretas (PED), marcado para o ano que vem, 50% dos cargos de direção devem ser obrigatoriamente ocupados por mulheres. O PT é o primeiro partido do país a estipular a paridade entre homens e mulheres nos cargos de direção. Até então, a cota mínima em cargos de direção era de 30%. O Congresso aprovou, ainda, a reserva de uma cota de 20% de cargos de direção para jovens de até 29 anos.

* Fortalecimento da relação com os movimentos sociais

O Congresso decidiu, ainda, que o fortalecimento das relações com os movimentos sociais na construção de uma agenda de reformas democráticas e populares é fundamental e deve ser buscado de forma decidida tanto pelo PT quanto pelo governo.

* Regulamentação da atuação da mídia

O Partido aprovou a convocação de um amplo debate no Congresso Nacional sobre a regulamentação da mídia no Brasil. Ao atualizar o Código Brasileiro de Comunicações, de 1962, o projeto pretende estabelecer regras para rádios e TVs, que são concessões públicas.

* Apoio ao governo Dilma e eleições 2012

Ainda como parte da resolução aprovada pelo Congresso, o Partido dos Trabalhadores reafirmou que para 2012, a meta é assegurar o fortalecimento das candidaturas internas, elegendo o máximo de vereadores e prefeitos. De acordo com a Resolução “objetivo é ampliar fortemente a presença do PT e seus aliados no comando dos municípios brasileiros e nas Câmaras de Vereadores, especialmente as capitais e cidades com mais de 150 mil eleitores”.

Assecom/Gab.Dep.Zé Carlos

Nenhum comentário: