sexta-feira, 24 de junho de 2011

PMMA homenageia presidente do Congresso durante formatura

A Polícia Militar do Maranhão realizou nesta quarta-feira (22) à noite, no Quartel do Comando Geral, no Calhau, solenidade de formatura da turma de oficiais, promoção de praças e condecorações de autoridades, entre as quais o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney. O evento, que reuniu diversas autoridades, marcou o ponto alto da programação de aniversário dos 175 anos de fundação da PM.
Participaram da solenidade, o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; presidente da Assembleia Legislativa; deputado Arnaldo Melo; deputados federais Francisco Escórcio e Lourival Mendes; secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes; secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Láercio Costa; subcomandante geral da PM, coronel Edilson Moraes, entre ouyras autoridades.

Um dos grandes momentos da cerimônia foi à homenagem prestada pela PM ao senador José Sarney. Acompanhado de sua esposa Marly Sarney, o presidente do Senado recebeu das mãos do coronel Franklin Pacheco, comandante Geral da PM, a Comenda Gran Cruz Hermelindo Castelo Branco, a maior honraria do Mérito do Alto Comando. O senador é a segunda pessoa a receber a homenagem. Além dele, só a governadora Roseana Sarney possui a comenda.

Em discurso, o senador falou da emoção em ser agraciado pela PM e parabenizou a todas as autoridades e policiais que também foram condecorados. “Sinto-me honrado em receber esta grande homenagem, que guardarei para sempre. Às pessoas hoje aqui homenageadas e os militares que compõem a PM, é um momento de comemorar, uma vez que dedicam uma vida inteira ao serviço público em busca da ordem e do bem do povo maranhense”, disse José Sarney.

Já o comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco, agradeceu a presença do senador na cerimônia e afirmou que o presidente do Congresso Nacional faz parte da história da PM. “Esse é um reconhecimento mais que justo, pela sua história de vida e sua representatividade no Brasil e no mundo”, destacou o comandante.

Ele ainda parabenizou ainda todos os militares que receberam medalhas e foram promovidos, e disse que o comando da PM continuará empenhado em formar bons profissionais para garantir a segurança da população maranhense.

HOMENAGENS

Na ocasião, diversas personalidades federais, estaduais, empresários, médicos, professores, profissionais da imprensa, representantes de comunidades e civis foram homenageados com a Medalha Brigadeiro Falcão, totalizando 180, sendo 16 policiais de outros estados, 92 militares da PM do Maranhão e 47 civis. A Brigadeiro Falcão é concedida a oficiais, praças e também a pessoas que, de alguma forma, se destacaram em relevantes trabalhos em prol da PMMA e da sociedade maranhense.

Foram agraciados ainda com Mérito Intelectual Gonçalves Dias, 11 policiais militares que obtiveram o primeiro lugar nos Cursos de Formação da Corporação. Outros 332 militares foram condecorados com medalha por tempo de serviço (10, 20 e 30 anos) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população.

Com a Medalha de Mérito Operacional, cerca de 150 policiais da capital e do interior foram homenageados pelo destaque que tiveram em ações operacionais com risco de vida, deflagradas em benefício da comunidade, da corporação ou, ainda do estado.

O secretário Aluisio Mendes ressaltou a importância das condecorações. “Estas homenagens fazem parte do reconhecimento profissional e pelo desempenho com que estes homens e mulheres se dedicam em prol da segurança do cidadão. Eles são verdadeiros heróis e reconhecê-los é um dever do estado”, afirmou.

FORMATURA

Ainda na cerimônia, a Polícia Militar recebeu o reforço de mais 43 oficiais. A formatura dos oficiais também ocorreu na noite desta quarta-feira (22). Os novos aspirantes que concluíram o Curso de Formação de Oficiais na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e na Academia da PM, integram a partir de agora, o quadro operacional da Instituição. Todos serão distribuídos em diversos batalhões da PM.

Ainda este ano, o Governo do Estado realizará concurso público para mil novas vagas para atender a Corporação na capital e interior do estado.

OUTRAS COMEMORAÇÕES

Durante toda a semana, uma série de atividades aconteceu em comemoração aos 175 anos da Polícia Militar. No último sábado (11), foi realizada Ação Cívico Social no bairro do Parque Vitória, onde foram oferecidos diversos serviços, como consultas médicas em várias especialidades, emissão gratuita de documentos, entre outros.

No domingo (12), aconteceu a “Caminhada Comemorativa aos 175 anos: Polícia e Sociedade”. O percurso foi do Posto do Corpo de Bombeiros, na Praia do Calhau e se estendeu até a Praça do Pescador, na Praia de São Marcos. Na terça-feira (14), também como parte das comemorações, foi realizado um culto ecumênico no auditório da Assembléia Legislativa.

Para encerrar as comemorações de aniversário, começa nesta sexta-feira (24) e prossegue até domingo (26), o Arraial São Sebastião, no Quartel do Comando Geral, no Calhau. A festa folclórica começa a partir das 19h.

Governo do Estado do MA

Nenhum comentário: