domingo, 12 de junho de 2011

Lítia Cavalcanti detona atual gestão do Ministério Público


A promotora do Consumidor, Lítia Cavalcanti retorna às suas atividade no dia 10 de julho, após ser obrigada a tirar seis meses consecutivos de férias acumuladas. Em entrevista exclusiva ao jornalista Marcial Lima, na Rádio Mirante AM, a promotora conta que chegou a pedir por três vezes para retornar ao trabalho para que pudesse agilizar algumas demandas da sua promotoria, mas o pedido foi negado pelo Ministério Público.

Na entrevista, Lítia Cavalcanti diz que para dar conta de toda a demanda da Promotoria chega a trabalhar 14 horas por dia e afrma que o “leões” [promotores] do Ministério Público estão inibidos. Ela também critica o atraso da entrada do Ministério Público na ação contra a cobrança do IPTU 2011, pela Prefeitura de São Luís.

OUÇA O ÁUDIO DA ENTREVISTA EXCLUSIVA DE LÍTIA CAVALCANTI A MARCIAL LIMA, NA RÁDIO MIRANTE AM

Em relação ao seu retorno, Lítia Cavalcanti afirmou:

- Eu tenho que voltar a trabalhar. Isso daí eu pleiteei por três vezes e as três vezes foram indeferidas. Então, agora não tem mais o que eles me darem para me deixar afastada.

Sem estímulo da administração atual, Lítia afirma que o Ministério Público vive um momento sensível e nervoso e que os promotores estão inibidos.

- O Ministério Público está vivendo um momento extremamente sensível e nervoso e isso aí acaba refletindo nas Promotorias de Justiça. E o resultado hoje é que muitos promotores excelentes, os “leões” estão até inibidos porque a gente avança mais existe um bloqueio. Sem querer aprofundar, mas infelizmente a gente não tem tido estímulo da administração atual.

Além da falta de apoio, a promotora também admite que os colegas estão desunidos e isto vem tendo reflexo direto no resultado do trabalho desenvolvido.

- Além da falta de apoio existe a questão de que os colegas estão muito desunidos, mas eu acho que isso é uma coisa que nós vamos conseguir superar. Vai haver eleição no outro ano para procurador… tudo passa. O mal dos gestores, dos administradores e das pessoas que ocupam cargos é acharem que é eterno. E o mais interessante é aquela história: você só conhece o homem quando ele está no poder.

Lítia critica o Ministério Público por ter entrado com atraso na questão do IPTU.

- Pois é, um absurdo. Infelizmente o Ministério Público se atrasou na demanda, na entrada da petição da Adin inicial e a OAB se antecipou e fez o papel deles. Eu fico muito triste porque eu acredito que essa é uma função primordial do Ministério Público. O Ministério Público só entrou depois que venceu a primeira parcela do IPTU, a OAB se antecipou e nós ficamos mais uma vez a ver navios e desacreditados, porque é a instituição que fica desacreditada não é uma pessoa só.

A promotora adiantou quais serão as suas prioridades ao retornar no dia 10 de julho.

- O primeiro tópico a ser colocado é a estrutura do Procon… Depois outras demandas como o futebol, a prória Cemar – precisam ser revistos alguns procedimentos de atendimento – bancos, planos de saúde. Na verdade a gente vem apagando fogo, mas o trabalho industrial como tem que ser feito na promotoria do Consumidor agora que vai começar.

Sempre muito cobrada por torcedores e crônica esportiva, a promotora Lítia Cavalcanti disse que uma de suas prioridades logo ao retornar das longas férias será a investigação sobre o futebol maranhense.

- No caso do futebol é uma prioridade. Eu vou fazer o que eu puder e não puder porque eu tenho um compromisso com isso. Eu ia entrar com as demandas, com as investigações em dezembro, mas em janeiro eu entrei de férias… então ia começar e parar, mas quando eu retornar isto será uma prioridade – finalizou.

Nenhum comentário: