sexta-feira, 24 de junho de 2011

Itabuna e Ilhéus lideram em tuberculose

no sul da Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Entre 1ª de janeiro e 14 deste mês cada município notificou 33 novos casos da tuberculose, mas não houve registro de morte causada pela doença. Até o momento, nenhum dos 66 doentes desistiu do tratamento. tuberculose
Ilhéus e Itabuna estão entre os 9 municípios baianos que concentram mais de 70% das notificações deste ano. O município com maior número de doentes é Salvador, que registrou 1.148 casos. Bem atrás aparece Feira de Santana com 87.
Os outros municípios com grande número de novos casos são Juazeiro (52) Eunápolis (48), Camaçari (47), Simões Filho (36) Lauro de Freitas (35). Em todo o estado são 2.574 notificações, das quais 157 no sul da Bahia.
Além de Ilhéus e Itabuna, notificaram casos Arataca, Barro Preto, Buerarema Camacan, Canavieiras, Coaraci, Dário Meira, Floresta Azul, Gandu, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirataia, Iguaí, Itacaré, Itagibá, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó.
Mais Medeiros Neto, Pau Brasil, Santa Luzia, José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Una e Uruçuca.
Entre os municípios menores, os com maior número de notificações são Camacan, Canavieiras, Ibicaraí e Itacaré, que juntos informaram 30 novos casos da doença neste ano. Não houve mortes e todos os pacientes seguem tratamento.
Ano passado
No ano passado, 33 municípios do sul da Bahia fizeram 632 notificações de tuberculose, sendo 151 delas em Itabuna e 130 em Ilhéus. Em todo o estado foram 6.898 doentes, sendo que 2.673 ficaram curados.
Itabuna está entre os municípios com a menor quantidade de pessoas que se livraram da doença no ano passado. De acordo com os dados oficiais, 90 pessoas não conseguiram se curar. Em Ilhéus, 72 dos 130 pacientes ficaram curados e 12 abandonaram o tratamento.
Em Itabuna houve 27 notificações de abandono.
A tuberculose foi responsável direta por nove mortes nos municípios do sul da Bahia, sendo duas em Itabuna e outras duas em Ilhéus. As demais foram registradas em Ubaitaba, Camacan, Gandu e Iguaí. Em todo o estado foram 141 mortes causadas pela doença.
Outras 157 pessoas tinham tuberculose, mas morreram de outras doenças. Em Ilhéus foram seis ocorrências desse tipo e cinco em Itabuna. Também houve casos em Almadina, Floresta Azul e Itajuípe. Na foto, o pulmão de um doente de tuberculose.

NOTÍCIAS DO SUL DA BAHIA



Nenhum comentário: