sexta-feira, 10 de junho de 2011

Castelo lança Programa Leite na Escola e beneficia mais de 100 mil estudantes em São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, lançou, nesta quinta-feira (09), na Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), o Programa Leite na Escola, custeado inteiramente com recursos municipais, beneficiando mais de cem mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino que frequentam regularmente as salas de aula. O projeto será executado em uma parceria entre as secretarias municipais de Segurança Alimentar (Semsa) e de Educação (Semed).

Durante a solenidade, o prefeito João Castelo reafirmou que a criatura humana é prioridade em sua gestão

A principal meta do Programa é reduzir a evasão escolar e proporcionar aos alunos das escolas municipais uma alimentação nutritiva e saudável. O estudante que tiver três faltas durante o mês ficará impossibilitado de receber o complemento alimentar, caso não justifique a ausência. A medida visa incentivá-lo a não perder aulas. A Semsa também disponibilizará nutricionistas que irão às escolas para orientar os pais sobre a utilização correta do leite entre os alunos.

Numa solenidade bastante concorrida, Castelo destacou, em seu discurso, o Programa Leite na Escola como um dos mais importantes do seu governo. “Hoje é um dia muito feliz na minha vida. O Programa do Leite é um estímulo para crianças e adolescentes frequentarem a escola. Criança bem alimentada tem mente aberta e, consequentemente, um aprendizado melhor”, frisou.

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, João Castelo disse que uma das marcas das suas administrações sempre foi a implantação de programas sociais. “Nossa prioridade é a criatura humana e tudo que fazemos é em função dela”, enfatizou Castelo ao explicar o processo de implementação do Programa Leite na Escola. “Não fizemos antes porque estávamos estruturando e equacionando os recursos”, assinalou o prefeito.

O prefeito anunciou ainda que as creches conveniadas à Prefeitura de São Luís foram incluídas no Programa Leite na Escola, beneficiando uma faixa de mais 11 mil crianças. “Nessa idade de formação, elas precisam de uma boa alimentação, fundamental para o seu desenvolvimento. Dessa forma, peço aos professores que tratem o programa com muita atenção e interesse”, conclamou Castelo ao afirmar que tem cumprido, “passo a passo, de maneira equilibrada e levando em conta a capacidade financeira da Prefeitura”, o programa de governo apresentado em campanha.

Estiveram presentes ao lançamento do Programa os vereadores José Joaquim (PSDB), Ivaldo Rodrigues (PDT), Vieira Lima e o suplente João Batista Matos, ambos do PPS, Francisco Chaguinhas (PRP), Barbosa Lages (PDT), Silvino Abreu (PMN) e Armando Costa (PSDC), o diretor da Eggem, Paulo César Rodrigues, além de secretários municipais, pais de alunos, imprensa e lideranças comunitárias.

Na solenidade, houve a apresentação do grupo de tambor de crioula da escola Castelo Branco, que faz parte do projeto ‘Minha Escola tem Tambor de Crioula’. Em seguida, flores foram entregues à primeira-dama Gardênia Gonçalves e à secretária municipal de Educação, Sueli Tonial.

Distribuição por núcleos
O Programa do Leite alcançará toda a Rede Municipal de Ensino da capital maranhense. A distribuição de um 1kg de leite (dois pacotes de 500g) em pó integral instantâneo será mensal para cada aluno, devidamente matriculado e assíduo às aulas.

O leite é composto de 13 vitaminas, ferro, cobre, iodo, zinco, magnésio, flúor, selênio, fósforo e lecitina de soja. A distribuição iniciará na próxima segunda-feira (13) e beneficiará, ao todo, 104 mil alunos.

Os titulares da Semsa, Frank Matos, e da Semed, Sueli Tonial, estiverem presentes ao lançamento, além de outros secretários e auxiliares de governo da Prefeitura de São Luís. A MilkVita foi a empresa vencedora da licitação, cujo contrato para o fornecimento do leite em pó integral está orçado em R$ 18.427.500,00.

Segundo Frank Matos, por determinação do prefeito João Castelo, o Programa Leite na Escola também será estendido para as 129 creches conveniadas à Prefeitura de São Luís, beneficiando mais 11 mil crianças.

“É um momento auspicioso o lançamento deste programa, que foi um mote de campanha do prefeito João Castelo e hoje se torna realidade. O leite que nós distribuiremos é especial e não se encontra em supermercado devido aos seus mais de dez nutrientes, além de mais de 13 vitaminas, que ajudam a fortalecer a criança e também a combater a desnutrição”, revelou.

A distribuição do leite em pó integral será dividida por núcleos, beneficiando alunos das escolas municipais localizadas nas regiões urbana e rural de São Luís, num total de 89.112 estudantes da Rede de Ensino. Serão sete núcleos educacionais, sendo seis localizados na região urbana e um núcleo na Zona Rural da capital, compreendendo um total de 91 escolas e 58 anexos, além das 129 creches conveniadas à Prefeitura de São Luís, o que totalizará 104 mil estudantes beneficiados.

Para Sueli Tonial, este será um dos programas mais importantes da gestão do prefeito João Castelo, uma vez que beneficiará não apenas os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, mas também todas as famílias desses estudantes. “É um programa que terá um grande alcance social e estimulará a presença dos alunos em sala de aula, além disso, contribuirá para que o aluno tenha uma alimentação rica em nutrientes”, afirmou.

Falando em nome das mães presentes, Ana Cristina Maciel, que recebeu de forma simbólica um pacote de leite, agradeceu à Prefeitura de São Luís pela concretização do programa. “Estamos muito felizes, somos gratos ao prefeito João Castelo, uma vez que essa iniciativa ajudará bastante na alimentação dos nossos filhos e no seu aprendizado na escola”, declarou.

A recepcionista Isabela Rocha, 26 anos, mãe da aluna Iasmin Rocha, seis anos, estudante da creche Maria de Jesus Carvalho, na Camboa, que também recebeu de forma simbólica um pacote de leite, elogiou a implantação do programa. “O leite é um alimento fundamental para o crescimento da criança e, como hoje o seu preço está um pouco elevado, às vezes não temos condição de comprá-lo. Por isso vale exaltar a iniciativa do prefeito João Castelo”, enfatizou.

JP

Nenhum comentário: