quinta-feira, 31 de março de 2011

Secretário de Saúde explica, mas não convence parlamentares de Grajaú.

DR. CHARLES - SECRETÁRIO DE SAÚDE DE GRAJAÚ

Secretário de Saúde explica, mas não convence parlamentares de Grajaú.

Depois de aproximadamente 2h30min de sabatina intensa falando sobre os problemas administrativos da saúde pública de Grajaú, o Secretário Charles, que já foi Secretário de Saúde de Amarante e Imperatriz, disse que a situação de Grajaú é conflituosa e falta interação e bom senso entre os hospitais, pois há conflitos de interesses. Que os serviços do município era de péssima qualidade. Destacou ainda que a cidade de Grajaú recebe pessoas enfermas das cidades de Itaipava do Grajaú, Arame, Formosa da Serra Negra e etc. e os recursos são limitados, que já está inovando, fazendo o recadastramento de todos os moradores de Grajaú.

EM GRAJAÚ

Enfatizou ainda que as pessoas que necessitam de saúde aqui de Grajaú terão prioridade absoluta, e que as secretarias das cidades vizinhas tenham mais responsabilidade também, que o transporte de enfermos para de outros municípios ainda é feito através de D-20, jogando praticamente na porta dos hospitais e casas de saúde. Informou que está somente há (2) dois meses à frente da Secretaria de Saúde.

EM IMPERATRIZ

Classificou como prioridade absoluta alugar e transportar enfermos de Grajaú para Imperatriz, que lá tem um polo destinado a receber os grajauenses, com dignidade, respeito, conforto e principalmente atendimento médico especializado necessário, que fica à Rua Paraíba, 39 – bairro Juçara – Imperatriz (MA), e se for necessário levará até os centros saúde mais avançados como Brasília e São Paulo. E não ficaram abandonadas pelas ruas, avenidas, rodoviários e postos de vans.

FUNCIONAMENTOS DE POSTOS DE SAÚDE

Que após está à frente Secretaria de Saúde vários postos de saúde voltaram a funcionar e outros já estão em fase de conclusão, como o da Expoagra, Flores, Aldeia Velha, Matusalém e etc. e promessas de novos equipamentos para o Posto de Saúde Vitorino Freire, na Rua Antonio Francisco do Reis, Centro.

VEÍCULOS NOVOS

O Secretário ainda destacou que a Prefeitura de Grajaú e o Ministério da Saúde estudam a possibilidade de aquisição de (05) cinco veículos novos para o PSF – Programa Saúde da Família, (02) microônibus equipados para transportar doentes para Imperatriz e motocicletas para entrega gratuita de medicamentos [hipertensão, tuberculose, hanseníase e diabetes] nas residências dos pacientes.

OPINIÃO PÚBLICA

A população grajauense ainda não está convencida das promessas e discursos do Excelentíssimo Senhor Secretário de Saúde, pois o nosso município é um dos piores na questão sanitária, são esgotos correndo a céu aberto, falta de atendimento de qualidade, alto grau de incidência de doenças, como: dengue, hanseníases, tuberculose, hepatite, diabetes e etc. Sem falarmos na prevenção do uso de drogas, alcoolismo, câncer e falta de atendimento de qualidade para com o paciente.

Informações e fotos:

Alberto Orquisa

Nenhum comentário: