quinta-feira, 10 de março de 2011

Plantar árvores é investimento rentável, afirma entrevistado do Sintonia Ambiental


Plantar árvores nobres para fornecer madeira para a indústria moveleira. Esse é o projeto do engenheiro agrônomo Ivo Bogdan, o entrevistado desta quinta-feira (10) do programa Sintonia Ambiental, da Rádio Senado Ondas Curtas.

O Sintonia Ambiental vai ao ar toda quinta-feira, às 7 horas da manhã, com reprise aos domingos, dentro do programa O Senado é mais Brasil.

Durante 27 anos, Bogdan foi diretor técnico da Cooperativa dos Cafeicultores de Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Agora, depois de aposentado, ele decidiu se dedicar à geração de mudas e ao cultivo das árvores nativas que produzem as chamadas "madeiras de lei".

O termo madeira de lei é utilizado desde a época do Brasil Colônia, quando as árvores que produziam madeira nobre, de qualidade, só podiam ser derrubadas com autorização do governo de Portugal. A madeira de lei tem coloração escura e forte resistência a oscilações de temperatura e ataque de insetos. Atualmente, essa classificação é mais ligada ao seu valor comercial.

Sua resistência se deve à produção de substâncias químicas que protegem o tronco da árvore do ataque de fungos e insetos. Graças a essa proteção, uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos e servir para diversas aplicações, da construção de casas ao desenvolvimento de instrumentos musicais, passando pela fabricação de móveis super-resistentes. São exemplos de madeira de lei o jatobá, o mogno e o jacarandá, entre outras.

Bogdan acredita na "poupança verde" e sustenta que não há investimento mais rentável a longo prazo do que plantar árvores nobres. Ouvinte do Sintonia Ambiental, ele revelou ao repórter José Carlos Sigmaringa, da Rádio Senado Ondas Curtas, que usa informações prestadas pelo programa como subsídio ao seu trabalho.

A Rádio Senado Ondas Curtas transmite em 5990 Khz, faixa de 49 metros. Sintonia Ambiental está disponível também na internet neste link.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
107824
Assuntos Relacionados: Governo , Indústria , Internet

Nenhum comentário: