domingo, 27 de fevereiro de 2011

Plano de Educação Profissional será entregue em março

Plano de Educação Profissional será entregue em março

Pactuado entre os setores públicos e privados, o Plano servirá para qualificar mão de obra local.
SÃO LUÍS - O "Plano Integrado de Educação Profissional - Maranhão Profissional" está em fase final de elaboração e deverá ser concluído dentro de 15 dias. O Plano foi apresentado à imprensa na tarde desta sexta-feira (25) pelos secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, e o secretário Chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, no Palácio dos Leões.

Mais de 80 mil pessoas devem ser qualificadas para atender a demanda de mão de obra dos empreendimentos implantados e em fase de implantação no Maranhão. Esta é a meta do “Plano Integrado de Educação Profissional - Maranhão Profissional”, que será lançado em março pela governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Para a implantação do Plano serão necessários investimentos no valor de R$ 780 milhões a serem aplicados em ampliação e reestruturação do sistema de educação profissional, formação de novos docentes e de capital humano, bem como implantação e readequação de estrutura física do sistema educacional. Os recursos devem advir dos poderes públicos (estadual e federal) e da iniciativa privada. O Plano foi entregue, esta semana, à presidente Dilma Rousseff, pelo vice-governador Washington Luiz, durante o XII Fórum de Governadores do Nordeste, em Sergipe.

Pactuado entre os setores públicos e privados, o Plano define ações estratégicas e de operacionais para qualificar a mão de obra, ampliando as oportunidades de emprego e de renda para a população local, visando permitir a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.

"Este plano resulta de uma decisão da governadora Roseana Sarney de socializar o processo de crescimento do Maranhão", afirmou Luis Fernando Silva, destacando ser esta uma iniciativa inédita no estado. "É a primeira vez que o governo consulta a iniciativa privada sobre as necessidades de formação profissional para atender a seus empreendimentos".

De acordo com Macedo, no momento, está em definição o sistema de gestão de Plano. "Este é um instrumento de gestão para a qualificação profissional a nível operacional e estratégico, que será atualizado o tempo todo", destacou.

A elaboração do ‘Maranhão Profissional’ teve a coordenação conjunta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). Contou ainda com a participação das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Ciência e Tecnologia (Sectec).Também contribuíram as secretarias de Estado de Trabalho (Setres); Desenvolvimento Social (Sedes); Planejamento (Seplan) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc).

O setor empresarial também participa por meio da Alumar, Vale, Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), ICE/MA, além de institutos de educação profissional públicos e privados (Sistema S - Senai, Senac e UNYCA/CDP - Centro de Desenvolvimento Profissional).

O secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, que liderou o processo de elaboração, apresentou Plano e falou sobre o cenário de investimentos previstos para o Maranhão, que ultrapassam a casa dos R$ 100 bilhões, na atualidade, com reflexos bastante positivo no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. A proposta do Plano é que tenha profissionais qualificados para atuar em nas empresas instaladas no estado.

"Todo o processo de atração de investimentos para o Maranhão está focado no desenvolvimento. Para que tenha sucesso, é preciso que esses investimentos possibilitem distribuir de renda e melhoria de qualidade de vida da população por meio da geração de empregos”, afirmou Macedo.

Fases do plano

A implantação do Plano será realizada em duas fases. Na primeira, serão contemplados 20 municípios que foram escolhidos levando em conta, entre os critérios, a implantação de investimentos e a população. Será dada prioridade à educação inicial, continuada e técnica, voltada para os setores econômicos da indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária.

Na segunda etapa, que se estenderá até 2014, quando envolverá um total de 64 municípios, a atuação e abrangência serão ampliadas de acordo com a evolução do cenário socioeconômico maranhense.

O Plano contem um panorama que confronta as demandas por contratações de pessoas dos empreendimentos implantados e em fase de implantação com a oferta de formação de mão de obra disponível para suprir tais demandas.

Uma das orientações do documento elaborado é otimizar a capacidade educacional instalada, pública e privada, por meio de parcerias e compartilhamento de instalações e equipe de professores harmonizados diretamente com a demanda. A equipe técnica de elaboração realizou um mapeamento da capacidade atual da educação profissional e tecnológica do estado nas esferas pública e privada, visando a criação de novos Centros de Formação.

Municípios da 1ª Fase do Plano de Educação Profissional

São Luís
Imperatriz
Balsas
Açailândia
São José de Ribamar
Bacabal
Timon
Pedreiras
Santa Inês
Caxias
Paço do Lumiar
Pinheiro
Grajaú
Codó
Rosário
Bacabeira
Aldeias Altas
Santo Antônio dos Lopes
Godofredo Viana
Centro Novo do Maranhão

Nenhum comentário: