sábado, 18 de dezembro de 2010

Ano letivo na rede estadual começa em 21 de fevereiro

SÃO LUÍS - As diretrizes gerais para o ano letivo de 2011 da rede estadual de ensino foram discutidas durante reunião de trabalho, nesta quinta-feira (16), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, com gestores das Unidades Regionais e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No encontro, a secretária de Estado de Educação, Olga Simão, anunciou o período de realização das matrículas e o início do período letivo, marcado para o dia 21 de fevereiro de 2011.

A secretária-adjunta de Educação, Graça Tajra, informou o período de matrículas, iniciando com o processo classificatório para ingresso na 1ª série do ensino médio, com data prevista para 16 de janeiro de 2011.

As matrículas para todas as séries vão ser realizadas nas Unidades Regionais de Ensino de São Luís, Bacabal, Imperatriz, Caxias, Timon, Itapecuru Mirim e Codó, de forma online no Sistema Gestão Escolar da Seduc, no período de 31 de janeiro até 11 de fevereiro de 2011. De acordo com o cronograma, no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro serão realizadas as matrículas para o ensino fundamental e no período de 7 a 11 de fevereiro as matrículas para o ensino médio. Nas demais localidades a matrícula acontece de forma tradicional na própria escola.

“As orientações devem auxiliar os gestores para que organizem os calendários escolares de acordo com a realidade de cada regional”, explicou a secretária-adjunta de Educação Graça Tajra. “Definimos apenas o início e o fim de cada período”, destacou.

O primeiro semestre letivo será realizado até o dia 30 de junho. Os estudantes retornarão às salas de aula no dia 1º de agosto, concluindo o ano letivo em 31 de janeiro de 2012, totalizando 200 dias letivos.

Mapeamento 2011

Com o objetivo de fazer um levantamento total do funcionamento das escolas será realizado, no período de 10 a 27 de janeiro, um mapeamento em todas as 19 Unidades Regionais de Educação. Segundo a superintendente de Gestão Educacional da Seduc, Zélia Mendonça Pereira, será um levantamento geral sobre as escolas, anexos e o número de professores. “Ao final, teremos condições de saber a real necessidade de professores, pois será avaliada a distribuição de cada um, além da carga horária cumprida nas salas de aula”, ressaltou.

Os professores também participarão de Formação Continuada, totalizando 40 horas, distribuídas em duas etapas, a ser realizada por cada Unidade Regional de Educação, no turno de aula do professor, sem prejudicar o calendário de aulas.

“Esse momento é fundamental, pois estamos programando as ações para o ano letivo 2011 com uma nova perspectiva, todos falando a mesma linguagem no Maranhão”, declarou o gestor da Regional de Educação de Pinheiro, Fernando Mitoso.

Fonte : Secom do Governo do MA

Um comentário:

José María Souza Costa disse...

É Natal. A maior festa da humanidade. É tempo de perdoar mais, abraçar mais, sorrir mais, com as pessoas. É tempo de festejar a Paz, o novo dia, o novo tempo, o novo jeito de ser, é tempo de renascimento e de transformação. As famílias reúnem-se para embelezar os desejos, e enfeitar a vaidade da Vida. Por que é tempo novo, é o tempo das crianças, representada na figura do Menino Jesus. É o tempo da simplicidade, da humildade e da Celebração do Amor Maior. Os risos estam fartos, os passos apressados, e com esse sentimento de irmandade, é que comungamos com cada ser humano. Mas, é tempo de lembranças, recordações, quimeras mil, e devaneios, ainda que alguns nem saibam dos limites. É tempo de lembrar dos que nasceram, e fazem das ruas, avenidas e longadouros, a sua cama, a sua morada. É tempo de lembrar dos que nasceram, mas fazem do lixo, a causa e procura da sua alimentação, e seu sustento. É tempo de rogar piedade pelos dependentes químicos, pelos dementes, e pedir reconciliação com o Outro.
Um Feliz Natal a cada um, e que tenhamos todos Tolerância, e Tolerância e Tolerância.
FELIZ NATAL, pra você.