quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jackson assume compromisso com Forum do Baixo Parnaíba

O candidato ao governo do Estado, Jackson Lago (PDT), é um dos únicos signatários do documento “Políticas Públicas com Direitos Humanos para o Baixo Parnaíba Maranhenses”. Jackson assumiu o compromisso com as entidades que integram o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense, durante o lançamento da “Plataforma Política”, nesta terça-feira, no Centro de Apoio Pedagógico Bernardete Cunha, no município de Buriti de Inácia Vaz.

Além do candidato pela coligação “O Povo é Maior”, apenas o candidato do PSOL, Saulo Arcangeli, atendeu ao convite do Fórum. Articulado pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), desde 2003, o movimento ganhou a atual denominação a partir de maio de 2010, após encontro em Mata Roma.

Substância ao Governo – “Para que o governo chegue com força ao poder há necessidade do fortalecimento das organizações sociais. São elas que dão substância ao governo”, destacou Jackson Lago em sua fala aos mais de 200 representantes de entidades.

O evento em Buriti de Inácia Vaz foi aberto pelo padre Chagas, pároco de São Benedito do Rio Preto. O documento “Plataforma Política” contém dez eixos temáticos: meio ambiente, saúde, educação, cultura, assistência social, reforma agrária, política agrícola, infraestrutura, segurança pública e direitos humanos. Segundo o padre Chagas o objetivo do fórum foi abrir canais de diálogo entre organizações sociais e os candidatos às eleições.

Foruns - Para Jackson Lago a ideia do fórum coincide com sua proposta de diálogo permanente com as organizações sociais inaugurada em seu governo com a realização dos quatro fóruns regionais pela democratização do Maranhão, reunindo representante de organizações sociais de 104 municípios.

A metodologia do trabalho consistia em debates e discussões durante dois dias, entrando pela noite. O então governador Jackson Lago participava de uma mesa redonda em que eram apresentadas as demandas da sociedade organizada a serem incorporadas ao orçamento geral do Estado.

“Sempre tive compromissos com os menos favorecidos. Esse compromisso fez com que no meu governo fosse escolhido um sindicalista para representar o segmento dos agricultores na estrutura da administração estadual”, exemplificou Jackson Lago.

A “Plataforma Política” com participação de 21 municípios foi elaborada ao longo de vários anos de mobilização social e luta por direitos na região. Com a entrega da Plataforma aos candidatos, o Fórum do Baixo Parnaíba busca o comprometimento dos candidatos. A intenção é, após as eleições, realizar reuniões periódicas para a efetivação das políticas públicas, com referência na Plataforma Política.

Os municípios que integram o Fórum:

Afonso Cunha, Água Doce, Anapurus, Araioses, Barreirinhas, Belágua, Brejo, Buriti de Inácia Vaz, Chapadinha, Coelho Neto, Duque Bacelar, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres, Paulino Neves, Santa Quitéria, Santana, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário: