terça-feira, 13 de julho de 2010

José Reinaldo impugnado; leia íntegra da ação

Conforme o blog havia alertado em post abaixo, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) teve sua candidatura impugnada nesta segunda-feira no TRE. A ação é de autoria candidato a deputado estadual Raimundo de Oliveira Sobrinho (PTN).

Ele lembra na peça que o ex-governador foi condenado pelo Tribunal de Justiça a devolver aos cofres do Estado, em valores atualizados, R$ 2,856 milhões por ter acumulado em 2002 a pensão vitalícia de ex-governador e o salário de governador ao mesmo tempo.

Raimundo Oliveira afirma que a pensão vitalícia que o então governador concedeu a si próprio “além totalmente ilegal, é completamente imoral”, segundo a Constituição Federal. Ele lembra que o STJ sequer recebeu um recurso do agora candidato ao Senado contra a decisão do Tribunal de Justiça.

“Por esse motivo José Reinaldo Carneiro Tavaares foi considerado culpado pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e deve ser impedido de ser candidato, de modo a garantir um pleito limpo dos candidatos sem vidas pregressas maculadas com condenação denominada pela mídia de ‘ficha-suja’”. Leia aqui a íntegra da ação.

Ministério Público e Roseana

Somente hoje o Ministério Público impugnou mais cinco nomes, entre os quais o do deputado Carlos Miranda, o Irmão Carlos. Ele tem contas rejeitadas pelo TCE do período que foi presidente da Câmara de Açailândia. Teve sua o registro de sua candidatura a vereador cassado pelo TSE. Os também deputados Victor Mendes (PV) e Márcia Marinho e o ex-deputado Magno Bacelar foram impugnados por adversários políticos. Ao todo já são 92 impugnações.

Já o ex-chefe da Casa Civil e candidato a deputado Aderson Lago (PSDB), investigado no escândalo conhecido como “Ópera Prima”, também impugnou a governadora Roseana Sarney (PMDB). Ele citou condenações que ela sofreu em ação popular por ter sido homenageada no governo José Reinaldo com o nome da Passarela do Samba construída no Anel Viário. Na época, a agora candidata à reeleição nem era mais governadora.

O tucano também alega que Roseana sofreu condenações por propaganda eleitoral irregular no TRE. Advogados e aliados da governadora disseram que a ação não tem consistência e visa apenas gerar fatos na mídia oposicionista contra a candidata.

Veja os novos impugnados:

José Reinaldo Tavares
Roseana Sarney
Carlos Alberto Miranda da Costa – Irmão Carlos
Eliomar Feitosa Júnior
Marly Gonçalves Abdalla
Melchizedec Oliveira Santos Paiva
Raimundo Nonato Alves Pereira
Magno Bacelar
João Luciano Silva Soares
Márcia Marinho
Carlos Victor Guterres Mendes – Victor Mendes.

Nenhum comentário: