segunda-feira, 3 de maio de 2010

Roseana pode perder eleição da mesma forma que Hugo Napoleão foi derrotado no Piauí


Roseana pode perder eleição da mesma forma que Hugo Napoleão foi derrotado no Piauí

Muitos talvez não se recordem, por isso vale a pena lembrar. Eleito governador do Piauí, em 1994, e reeleito quatro anos depois, Francisco de Assis de Moraes Souza, o hoje conhecidíssimo senador Mão Santa, teve seu mandato cassado, em 6 de novembro de 2001.

O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, acatou, por unanimidade, 7 votos a zero, ação de impugnação por abuso de poder econômico e político, de autoria do então senador Hugo Napoleão (do PFL) derrotado, em segundo turno, por Mão Santa.

Em 19 de novembro, duas semanas após o julgamento, Hugo Napoleão assume com toda honra e circunstância o governo do Piauí.

Hugo Napoleão tinha um único objetivo: disputar, no ano seguinte, o governo do Estado com o poder político e a máquina estatal nas mãos.

Foi um verdadeiro fracasso. Mesmo com apoio da Presidência da República, no final da era FHC, com todos os cargos federais ocupados por correligionários seus, Hugo Napoleão perde vergonhosamente as eleições para o candidato petista, o funcionário da Caixa Econômica Federal, contista e poeta Wellington Dias.

De nada valeu ao candidato derrotado em 1998 assumir o governo do Piauí, três anos depois! O controle da máquina não faz milagres...

Eis o EFEITO HUGO NAPOLEÃO! Efeito ou síndrome. Síndrome que atormenta, dia e noite, os barricas da oligarquia Sarney. Eles sabem que Roseana Sarney Murad não disputa uma reeleição pelo simples fato de não ter sido eleita em 2006.

Jackson, sim, é candidato à reeleição, eleito que foi pela vontade soberana dos maranhenses que, em 2006, deram a vitória à Frente Popular de Libertação do Maranhão!

*Por Haroldo Sabóia, ex-deputado federal

Fonte : Jornal Pequeno

Nenhum comentário: