sábado, 8 de maio de 2010

Pólo UAB e campus da UFMA em Grajaú entram em fase final de construção

Pólo UAB e campus da UFMA em Grajaú entram em fase final de construção

Com um pólo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) em atividade, três cursos pelo PROFEBPAR (Programa de Formação de Professores para a Educação Básica) em fase de matrícula e um campus universitário com obras em andamento, a Universidade Federal do Maranhão – UFMA atua incisivamente no município de Grajaú, visando expandir o acesso à educação no Estado do Maranhão.

O campus de Grajaú, com inauguração prevista para o mês de novembro, e aulas em funcionamento a partir de agosto, visa atender áreas do centro do Maranhão, onde o município está localizado. Com 120 vagas oferecidas, divididas entre os cursos de Licenciatura em Ciências da natureza, com especialização em Matemática, Física, Química e Biologia; e em Ciências Humanas, com especialização em Sociologia, Filosofia, História e Geografia. Contando com oito professores já nomeados para lecionar no novo campus, a UFMA tem como meta contratar 20 docentes concursados, até o mês de agosto.

Antes da inauguração, o Reitor Natalino Salgado e sua equipe vão realizar visitas periódicas às obras, para acompanhar a logística do campus, analisando desde a estrutura do prédio à moradia dos professores.

O pólo da UAB, com obras em fase final, será inaugurado oficialmente em junho, mas já está em funcionamento, com o curso de formação de professores, nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas (aula presencial) e em Química (aula semipresencial, com parte lecionada por EaD – Educação á Distância).

A partir do dia 07 de agosto, aos sábados e domingos, funcionarão os cursos presenciais do PROFEBPAR, com quatro professores, até o mês de novembro, onde 241 vagas foram ofertadas, via Plataforma Freire, e 154 preenchidas, distribuídas nas duas turmas de 1ª licenciatura em Pedagogia 1; e duas turmas de 2ª licenciatura, uma em Educação Física e outra em Física. No próximo dia 15, o processo de inscrição entra em sua fase final, onde os alunos confirmarão as matrículas feitas entre os meses de fevereiro e março deste ano, e se reúnem em palestra para conhecerem os ideais do projeto e seus métodos de ensino.

Em reunião com o Reitor da UFMA, Natalino Salgado, a assessora de interiorização, Cenidalva Teixeira e seu assessor de planejamento, Cleuton Machado, o Prefeito de Grajaú, Merçial Lima, avaliou a importância da implantação da UFMA em seu município: “Manifesto a minha alegria da inserção da UFMA no município de Grajaú, pois educação é o legado mais importante a ser deixado para a população local e dos municípios vizinhos”.

(Da Ascom / UFMA)

Nenhum comentário: