sábado, 8 de maio de 2010

Governo reabre Serra Pelada e garimpeiros comemoram


Governo reabre Serra Pelada e garimpeiros comemoram



(Curionópolis-PA) - Cerca de 25 mil garimpeiros festejaram a concretização de um antigo sonho: a autorização para a lavra mecanizada do garimpo de Serra Pelada, distante 35 Km da área urbana do município de Curionópolis, no sudeste do Pará. A autorização foi assinada pelo ministro das Minas e Energia, Márcio Zimermman, na manhã de quinta-feira (7), no centro da cidade de Curionópolis.

Presente ao evento, a governadora Ana Júlia Carepa, muito prestigiada e emocionada, falou da luta histórica do movimento dos garimpeiros que ela, mesmo ainda no mandato de senadora da República, tomou como prioridade por entender que a riqueza mineral ainda existente na região deveria ser devolvida a quem de fato tem direito.

A solenidade de entrega oficial da concessão de lavra do garimpo de Serra Pelada reuniu cerca de 25 mil garimpeiros dos Estados do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Ceará, conforme cálculos da Cooperativa de Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), que garantiu suporte para a festa que mudou a rotina da cidade desde as primeiras horas da manhã. Caravanas não paravam de chegar. A cidade precisou montar esquemas especiais de segurança, saúde, distribuição de alimentos, alojamentos e banheiros químicos.

A concessão da lavra foi a última etapa de uma negociação que envolveu diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, que colaborou diretamente nas negociações, disse que houve um esforço grandioso do Governo do Estado para que o Ministério das Minas concedesse a lavra. Antes disso, o governo já tinha concedido as licenças ambiental, após apresentação de relatório do EIA/Rima, e de instalação do projeto. "Isso é o resultado de um governo que se preocupa com as pessoas", disse.

A lavra no garimpo será operacionalizada pela empresa Serra Pelada de Desenvolvimento Mineral, com 25% pertencente à Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e 75% da empresa Kolossus, de capital canadense. De acordo com os recursos mineralógicos, Serra Pelada ainda tem 33 toneladas de ouro, 6,7 toneladas de platina e 10,6 toneladas de paládio. Os 25% dos lucros obtidos pela exploração dessa riqueza serão destinados aos garimpeiros sem nenhum tipo de cobranças adicionais de impostos e serão distribuídos pela Coomigasp aos 45.570 registrados na entidade.

Segundo o secretário Maurílio Monteiro, a ideia do governo é promover o funcionamento da lavra mecanizada no garimpo o mais rápido possível para que os garimpeiros aproveitem a boa cotação do ouro. "É a realização de um sonho", destacou o secretário, que ainda enumerou outros grandes projetos na região de Curionópolis: Serra Leste, de minério de ferro, e da mina do Cristalino, de exploração de cobre. "Agora, o município de Curionópolis terá que se organizar para manter uma boa prestação de serviços, infraestrutura e saúde. Os royalties desses projetos vão ajudar no desenvolvimento dessa região", disse o secretário.

Repercussão - A entrega da concessão para lavra do garimpo de Serra Pelada atraiu centenas de autoridades políticas da região sudeste do Pará, do estado do Maranhão e da capital federal.

O senador Edison Lobão (PMDB), ex-ministro da Minas e Energia Elétrica, elogiou a conduta da governadora Ana Júlia no processo de reabertura do garimpo, ressaltando ainda que, ao deixar a pasta do Ministério, recomendou ao seu sucessor, Márcio Zimermman, um cuidado especial com o assunto.

Já o ministro disse que o momento foi um ato histórico, considerando que o assunto já se arrastava há mais de vinte anos, desde o fechamento de Serra Pelada na década de 80. O ministro também destacou a atuação da governadora Ana Júlia Carepa, que não abriu mão de lutar pelos direitos dos trabalhadores.

Zimermman também falou que o Pará é a maior província mineral do país e que o governo do Estado tem mantido uma política de desenvolvimento acordada com o potencial e voltado para o atendimento social.

O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, um dos mais emocionados, agradeceu de joelhos o novo momento vivido pela categoria no Pará. "Nossa governadora, a senhora é merecedora de todos os elogios. Graças ao seu apoio conseguimos reverter uma história que parecia perdida, mas graças ao nosso Deus estamos vivendo este dia histórico e memorável", discursou.

Outras autoridades, como o prefeito de Ananindeua e presidente da Federação dos Municípios do Pará, Helder Barbalho (PMDB), a deputada Bernadete Ten Caten (PT) e o deputado federal Cleber Verde, autor do projeto que pede pensão vitalícia aos garimpeiros, também se manifestaram e destacaram a atuação da governadora Ana Júlia Carepa no processo de reabertura do garimpo.

Entre os prefeitos da região, estiverem presentes Darci Lerner (PT), de Parauapebas, e Genival Diniz (PT), além de Cláudio Scliar, diretor do Ministério das Minas e Energia; Ari Sussman, diretor-presidente do Conselho de Administração da empresa Kolossus, e de Tony Duarte, presidente da Associação Nacional de Garimpeiros de Serra Pelada.

Sonho realizado - Para os garimpeiros, a reabertura do garimpo de Serra Pelada é a realização de um sonho. Muitos viajaram um dia e uma noite para estar em Curionópolis na manhã dessa quinta-feira.

Manoel Braga Dourado, de 67 anos, vive em Barra do Corda, no estado do Maranhão, com rendimentos da aposentadoria de um salário mínimo. Para ele, que viveu três anos no garimpo, a reativação do local com tecnologia moderna tem um significado de vitória. "É uma vitória para todos nós", disse.

A dona-de-casa Raimunda Fialho, viúva de garimpeiro, criou os oito filhos sozinha, trabalhando na roça, após a morte do marido. Ela conta que era muito sofrida e que Serra Pelada não rendeu o que o marido esperava, mas agora, com a ajuda da governadora Ana Júlia, a situação pode mudar. "Espero em Deus que a situação seja diferente. Se a governadora conseguir este direito, eu quero receber", disse.

Para o prefeito de Curionópolis, Wanderson Chamon (PMDB), o apoio da governadora Ana Júlia Carepa foi fundamental para o município estar vivendo uma nova realidade. "Agora temos três grandes projetos de mineração autorizados pela nossa governadora. Isso nos dá a chance de crescermos economicamente e garantindo mais qualidade de vida para os moradores de Curionópolis".


Fonte: O Progresso

Nenhum comentário: