terça-feira, 13 de abril de 2010

Governadora participa de compromissos na área de trabalho e desenvolvimento social em Açailândia


Açailândia - O primeiro dia da governadora Roseana Sarney na Região Tocantina foi marcado por extensa programação na cidade de Açailândia. Nesta segunda-feira (12), ela visitou o canteiro de obras da primeira aciaria do Maranhão (Gusa Nordeste), presidiu a aula inaugural da segunda etapa do Viva Meu Primeiro Emprego, vistoriou avenida e entregou o Centro de Referência de Direitos Humanos.

Integram a comitiva de Roseana, o vice-governador João Alberto; os secretários Antônio Heluy (Trabalho), Sérgio Macedo (Comunicação Social), Maurício Macedo (Indústria e Comércio), Adhemar Freitas (Desenvolvimento do Sul do Maranhão), Hildo Rocha (Política), Sousa Neto (Esporte e Juventude); os deputados Costa Ferreira, Antonio Pereira, Hélio Soares, o ex-secretário da Representação Institucional em Brasília, Francisco Escórcio, políticos e lideranças da região.

Na chegada às obras da Aciaria da Gusa Nordeste, localizada no Distrito Industrial de Pequiá, Roseana e comitiva foram recepcionados pelo diretor Ricardo Carvalho Nascimento, técnicos e funcionários da empresa, além do prefeito do município, Ildemar Gonçalves, e o presidente do Sindicato das Indústrias Siderúrgicas do Brasil, Cláudio Azevedo. A governadora disse ter ficado contente com adiantamento da construção, cuja pedra fundamental foi lançada há seis meses.

"Fico feliz em saber que a mão de obra é composta em sua maioria por maranhenses aqui do município, em torno de 500 trabalhadores. Com mais de 40% das obras concluídas num investimento de 300 milhões, esta aciaria é muito importante para o desenvolvimento da Região e do estado", disse a governadora do Maranhão.

Conforme destacou Ricardo Carvalho, a utilização da mão de obra local é um requisito básico ao erguimento da primeira aciaria do Maranhão. "Esta estratégia não só irá reduzir o custo da obra, mas fazer com que a sua operação seja feita por pessoas treinadas e ninguém melhor do que quem construiu para operá-la. Essa é a nossa visão, desenvolver economia local".

Primeiro Emprego

Depois, a governadora seguiu para o Salão de Eventos do Hotel Santa Maria, onde participou da aula inaugural da 2ª etapa do programa Viva Meu Primeiro Emprego. O programa, criado na administração Roseana em 1995, é desenvolvido pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres). A cerimônia reuniu autoridades e os 200 jovens selecionados. "Trata-se de um programa que prepara, instrui, dá oportunidade e experiência aos jovens. Como todos os programas de meu governo, favorece a população e se preocupa com o futuro da juventude", enfatizou Roseana após destacar os programas Viva Luz, Viva Água entre outros.

Para o secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antonio Heluy, o Viva Meu Primeiro Emprego consegue fazer com que o empresariado e a juventude dos municípios envolvidos no programa possam alavancar a economia local.

"O importante é a juventude. Estamos capacitando um exército para o mercado de trabalho, porque o Maranhão está se preparando para o crescimento econômico da região. Ao todo, no Maranhão, serão cinco mil jovens participando desta segunda turma", afirmou Heluy. "Uma oportunidade rara", completou o estudante Caio Maylon, de 18 anos, um dos selecionados.

Ainda na cidade, a comitiva do governo esteve vistoriando as obras da Avenida Alexandre Costa, que liga a BR-222 à Vila Ildemar e visitou a comunidade do bairro Laranjeiras.

Direitos Humanos

Ao final de seu primeiro dia de compromissos na Região Tocantina (onde permanece até sexta-feira, 17), a governadora entregou ao lado do secretário-adjunto da Secretaria de Direitos Humanos, Oduvaldo Cruz, o Centro de Referência de Direitos Humanos de Açailândia. O local irá dinamizar o atendimento da população na área de combate a situações de discriminação e preconceito.

"Este é um centro de ajuda a pessoas que tenham seus direitos suprimidos. Mais uma prova que o governo com suas ações está sempre presente nesta cidade, na Região, enfim, no estado", disse Oduvaldo Cruz.

A governadora Roseana Sarney ainda encontrou disposição, ao chegar à cidade Imperatriz, para visitar, ao lado do prefeito Sebastião Madeira, o Bairro Bacuri, onde conheceu a realidade dos moradores. Depois, foi verificar os últimos preparativos para a abertura do Estádio Frei Epifânio d'Abadia, que será inaugurado nesta terça-feira (13).

Fonte: SECON

Nenhum comentário: