sexta-feira, 5 de março de 2010

TCU faz condenação milionária ao prefeito de Barra do Corda

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA - MA


PREFEITO MANOEL MARIANO SOUZA - NENZIN

TCU faz condenação milionária ao prefeito de Barra do Corda

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou Manoel Mariano Souza, ex-prefeito de Barra do Corda (MA), a devolver R$ 1.624.238,86 aos cofres do Tesouro Nacional, por não comprovar a correta aplicação de recursos públicos federais repassados ao município.

Além de o parecer técnico verificar a inexecução de vários itens, modificações previamente não autorizadas e suposta realização de serviços não previstos, nenhum dos 15 cheques mencionados na relação de pagamentos tinham como destinatária a empresa de construção contratada, Ecinza Engenharia Mecânica Ltda. Os beneficiários dos pagamentos eram a própria prefeitura e o filho do ex-prefeito, secretário de obras.

A verba foi transferida, por convênio, para obras de contenção de encostas e recuperação de áreas degradadas no município. Souza ainda terá de pagar multa de R$ 70 mil, também aos cofres do Tesouro Nacional em 15 dias. A empresa de construção foi declarada inidônea, pelo prazo de cinco anos.

A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria da República no Maranhão para adoção das providências cabíveis. Cabe recurso da decisão. O ministro Augusto Sherman Cavalcanti foi o relator do processo. (Da Ascom / TCU)


Nenhum comentário: