segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Queda no FPM preocupa Madeira




Queda no FPM preocupa Madeira

Municípios perdem mais 19% do FPM em janeiro de 2010, lamenta UBAM

Ao tomar conhecimento dos valores do primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do ano de 2010, creditados na sexta-feira (08), o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, afirmou que a situação é preocupante. "Grave. Extremamente grave!". O valor é 19,4 por cento menor em relação ao mês de janeiro de 2009 e 29,8 por cento menor que o repasse do mês de dezembro.

Para Madeira, a questão é preocupante para todos os gestores "porque, além da diminuição do valor, em contrapartida, a inflação de agora é maior que a de um ano atrás". Exemplificando, o prefeito destacou que 1 real oriundo das finanças dos municípios, com essa queda de quase 20 por cento, só vale 0,80 centavos. - Isso é muito ruim, implica na diminuição dos serviços, com a população sendo a mais prejudicada.

Em Brasília, o presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, enviou carta a todos os senadores, solicitando uma urgente tomada de posição para evitar novas quebradeiras nas contas das prefeituras de todo o Brasil, inclusive com a demissão em massa de milhares de servidores públicos do quadro permanente, devido a não flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Algo de muito estranho se passa na equipe econômica do governo da União. É preciso que o Congresso se mostre mais eficaz na defesa dos municípios, ou então eles serão inviabilizados. Os municípios não estão podendo mais cumprir seus compromissos, nem garantir o bem estar da população, graças às renúncias fiscais promovidas pelo governo, que nada sofre por possuir a chave do cofre e repassa os recursos para quem quer." Para o presidente da UBAM, o governo federal faz uma verdadeira "festa" com as desonerações do IPI, sem diminuir as responsabilidades dos municípios.


JORNAL O PROGRESSO - Imperatriz - MA


Nenhum comentário: