sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fernandinho Beira-Mar fará as provas do Enem


Fernandinho Beira-Mar fará as provas do Enem

Outros 41 detentos de presídio federal do Mato Grosso do Sul farão os testes em 5 e 6/1

Mais de 270 detentos de Mato Grosso do Sul estão inscritos para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será aplicado em 5 e 6 de janeiro em presídios de todo o país.

Entre os internos do Presídio Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, que vão passar pelo exame está o traficante carioca Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. A informação foi dada pela administração do presídio.

O traficante já passou pela avaliação no ano passado e obteve o certificado de ensino médio. Ele manifestou interesse em fazer um curso universitário de direito, segundo a administração penitenciária.

Outro que está inscrito para fazer o Enem é Marcos de França, acusado de participação no assalto ao caixa-forte do Banco Central de Fortaleza, em 2005. Beira-Mar e França foram condenados a 150 e 21 anos de prisão, respectivamente.

Ao todo, 42 detentos do presídio federal vão participar do Enem. Atualmente, os presos recebem aulas de alfabetização e de formação para o ensino fundamental, oferecidas pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

O órgão do presídio responsável por fazer a inscrição dos detentos junto ao MEC (Ministério da Educação) é o departamento de reabilitação da penitenciária, que encaminhou também as fichas de Beira-Mar e França.

No dia das provas, o MEC enviará fiscais para acompanhar a aplicação das provas dentro do próprio presídio. Agentes penitenciários federais farão a escolta dos detentos.

Procurado pelo R7, o Inep (órgão do ministério responsável pelo Enem) disse que não pode fornecer o nome dos inscritos na prova, por uma regra constitucional, mas informou que cerca de 10 mil presidiários farão a prova em todo o país.

Ainda de acordo com o Inep, os detentos podem prestar o Enem para outros fins para além de certificação do ensino médio. Uma possibilidade é obter bolsa pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos), mas não há garantias de que o presidiário poderá fazer o curso universitário.

Jovens infratores da Fundação Casa, a antiga Febem em São Paulo, também vão fazer a avaliação em 5 e 6 de janeiro, informa a assessoria de imprensa da instituição.

Enem nos presídios

Os detentos participantes do Enem farão a prova nos dias 5 e 6 de janeiro, às 13h (horário de Brasília). A prova será aplicada nas unidades prisionais que tenham efetuado a inscrição de seus detentos e que mantenham programas especiais de ensino médio.

A aplicação especial foi decidida dentro do sistema logístico de segurança do Enem.

No dia 5 de janeiro, terça-feira, das 13h às 17h30, serão aplicadas nos presídios a prova que cobra questões de ciências da natureza e ciências humanas.

No dia seguinte, quarta-feira, 6 de janeiro, os candidatos terão uma hora a mais para fazer as provas de linguagens, matemática e também de redação. O horário de aplicação será das 13h às 18h30.

Embora as questões sejam diferentes daquelas constantes das provas do Enem regular, o nível de dificuldade da prova será idêntico, graças à utilização da TRI (Teoria de Resposta ao Item), modelagem estatística utilizada em avaliação de habilidades e conhecimentos, utilizada na elaboração da prova do Enem a partir deste ano.

Em todos os outros detalhes, a prova aplicada aos detentos será idêntica à regular.

Atualmente, o Enem é usado como substituto do vestibular ou como primeira fase por 32 universidades federais. O exame também é aproveitado para compor a nota de processos seletivos de instituições públicas e particulares.

Além disso, o Enem poderá dar um certificado de conclusão do ensino médio, pelo sistema EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Nenhum comentário: