quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cinco mil inscritos nos cursos à distância da Uema

O número de inscritos para os cursos de especialização à distância em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública em Saúde do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP/UAB/CAPES) superou as expectativas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os três cursos vão ser disputados por 5.098 candidatos, em 19 municípios-polos, distribuídos em todas as regiões do estado.

As inscrições, que se encerraram em 26 de novembro, foram realizadas gratuitamente pela internet, e nos polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a entrega da documentação exigida nos editais. Somente em São Luís, foram recebidas 2.268 inscrições, o que equivale a quase metade do total de candidatos. O município-polo que teve menos procura foi Alto Parnaíba, com apenas quatro inscritos.

O processo de seleção está sendo realizado por meio de análise do currículo, de carta de intenção e de documentação exigida, conforme os editais publicados em 24 de outubro de 2009. Segundo a Coordenação da Pós-Graduação a Distância da Uema, uma retificação do edital será publicada nos próximos dias, com a mudança das datas de divulgação dos selecionados e do período de matrícula para os cursos.

A mudança nas datas se deve ao grande número de inscritos nas especializações. O coordenador geral do UemaNet, Roberto Serra informa que a Uema está intensificando os trabalhos para que o resultado seja divulgado no dia 21 deste mês, no site do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet) - www.uemanet.uema.br.

As especializações são uma parceria da Uema com o Sistema UAB, com a oferta de mil vagas para cada curso, totalizando 50 vagas por polo, com exceção do polo São Luís que possui 100 vagas.

Funcionamento

Intermediados tecnologicamente pelo UemaNet, as especializações têm duração de quinze meses, com carga horária de 420 horas. Serão desenvolvidas de forma bimodal e modular, compreendendo duas fases: uma presencial e outra a distância. Além dos módulos, os alunos deverão apresentar um trabalho de conclusão de curso, de acordo com a Resolução 772/2007 da Uema.

Na fase à distância, os cursos terão suporte do material impresso, das videoaulas e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Ava/Moodle). (Da Ascom / Uema)

Nenhum comentário: