domingo, 11 de outubro de 2009

Ministro do Desenvolvimento Agrário vai ao Senado explicar repasses federais ao MST

Debate em torno dos repasses de recursos do governo aos movimentos sociais ganhou força após integrantes do MST invadirem e derrubarem com trator um laranjal

Do R7, com Agência Brasil

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, deve comparecer a reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária nesta semana para debater com os senadores os repasses feitos pelo governo federal ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A audiência pública promovida pela comissão com este objetivo está marcada para terça-feira (13), às 9h30.

Também participarão o presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra) e o ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, Luiz Marcos Suplicy Hafers. Outro tema que será incluído no debate é a fixação em 80% da terra cultivada como índice de produtividade a agricultores e pecuaristas. Caso a meta não seja cumprida, as terras poderiam ser passíveis de utilização para fins de reforma agrária.

O debate em torno dos repasses de recursos do governo aos movimentos sociais ganhou força após integrantes do MST invadirem e derrubarem com trator um laranjal, em São Paulo, numa fazenda de propriedade da Cutrale, maior exportadora de suco de laranja do mundo. O episódio ocorreu na semana passada e gerou um amplo debate, inclusive na comissão.

No Senado, já se tentou investigar os repasses federais a organizações não governamentais. Uma CPI com esse intuito foi criada há três anos e os requerimentos apresentados sequer são votados pela falta de quórum nas reuniões. O presidente da comissão, Heráclito Fortes (DEM-PI), acusa a base aliada do governo de paralisar o andamento das investigações.


Nenhum comentário: