sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Profissionais da Saúde Pública serão capacitados

Profissionais da Saúde Pública serão capacitados



Visando a melhoria na qualidade do atendimento em todo o estado, mil profissionais da saúde serão capacitados através do Governo do Estado, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em parceria com o Ministério da Saúde, foi apresentado na manhã desta sexta-feira (18), no auditório do Hospital Carlos Macieira, durante reunião ordinária da Comissão de Intergestores da Bipartite (CIB), onde participam prefeitos e secretários municipais.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, explicou que a capacitação dos profissionais vem ao encontro da proposta do Governo do Estado em dar maior celeridade às questões da saúde. "Todos os municípios terão instrumentos, equipamentos e pessoal capacitado para cumprir todos os requisitos de atendimento de baixa, média e alta complexidade", justificou. As vagas serão priorizadas para os 38 municípios maranhenses pactuados com o programa de redução da mortalidade infantil.

As inscrições para a capacitação já podem ser feitas no site da Ufma e para a especialização serão abertas na próxima semana.

O curso de Gestão de Sistema e Serviços de Saúde será desenvolvido nos polos São Luís, Imperatriz e Caxias. O de especialização oferece 400 vagas para nível superior, com carga horária de 360 horas e a capacitação tem 600 vagas para nível médio e superior e carga horária de 180 horas. A coordenadora da especialização, Dorlene Maria Cardoso de Aquino, explicou que o público alvo são profissionais portadores de diploma de nível superior e nível médio que trabalham na área de saúde. Podem ainda fazer inscrição o profissional que desempenha funções estratégicas na gestão dos serviços e sistemas de saúde, prioritariamente, nas áreas de rede de atenção à saúde (atenção oncológica, urgência e emergência, laboratórios públicos), regulação, controle, avaliação e ouvidoria; atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar; programas de Atenção à Saúde; Atenção Básica; fundos municipais e estaduais de saúde; vigilância em saúde; planejamento e programação em saúde; trabalho e educação em saúde e, ainda, comunicação social, assessoria jurídica, engenharia e arquitetura hospitalar e engenharia química.




Nenhum comentário: