domingo, 20 de setembro de 2009

Crianças são vacinadas contra poliomielit

Crianças são vacinadas contra poliomielite

A pequena Sofia Viana Nascimento, de apenas 3 meses, foi a primeira a receber as doses da vacina contra paralisia infantil, na Maternidade Benedito Leite, em São Luís, na manhã deste sábado (19).

A menina foi uma das crianças imunizadas durante a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra poliomielite, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Sofia foi levada pela mãe, Viviane Viana Penha.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é de imunizar mais de 665 mil crianças com menos de 5 anos em todo o Maranhão. Somente na capital 376 postos funcionaram das 8h às 17h. A ação envolverá os 217 municípios maranhenses, sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Dados da SES mostram que na primeira etapa, realizada no dia 20 de junho, 100% das crianças de 0 a 4 anos foram vacinadas; em menores de 1 ano, a cobertura foi de 108,59% e crianças de 1 a 4 anos, a cobertura foi de 97,98% em todo Maranhão. A campanha de vacinação, que tem como tema "Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar", ocorrerá em 115 mil postos de vacinação espalhados pelo Brasil.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina. Esse resultado é uma consequência das campanhas de vacinação realizadas desde a década de 1980. Mesmo assim, é importante vacinar as crianças.A campanha vai continuar até o final deste mês.


Nenhum comentário: