quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Crise no Senado

Oposição entra com 10 recursos contra Sarney



A oposição já recorreu contra o arquivamento de 10 representações apresentadas ao Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Nesta terça-feira, o PSDB recorreu contra três denúncias e três representações apresentadas pela legenda contra o peemedebista.

As 11 ações que haviam sido apresentadas contra Sarney pelo PSDB e pelo PSOL foram arquivadas na semana passada pelo presidente do Conselho de Ética e aliado de Sarney, senador Paulo Duque (PMDB-RJ). Na segunda-feira, as legendas recorreram contra o arquivamento de quatro denúncias.

A primeira representação cujo arquivamento foi contestado nesta terça pedia que o conselho investigasse a responsabilidade de Sarney na edição de atos secretos. Outra acusava Sarney de ter mentido ao dizer que não tinha responsabilidade na administração da Fundação José Sarney. Por fim, o PSDB pedia apuração de suspeita de favorecimento do presidente do Senado a seu neto José Adriano Cordeiro Sarney, cuja empresa operava crédito consignado a servidores da Casa. As denúncias pedem que sejam abertas investigações pelos mesmos motivos.

Agora resta ao PSOL recorrer contra o arquivamento de sua segunda representação para que haja recurso contra o arquivamento de todas as 11 denúncias.

Para que o Conselho de Ética abra processo disciplinar contra José Sarney, será preciso que o PT vote a favor dos recursos, uma vez que a oposição possui apenas cinco vagas no colegiado, formado por quinze senadores. Com os votos do PT, que contam com três vagas na comissão, seria possível constituir maioria e aprovar os recursos. Caso contrário, Sarney estará livre de investigação.

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: