segunda-feira, 15 de junho de 2009

Supermaconha preocupa autoridades de Chicago Com aumento de apreensões, deputado propõe pena mais rígida para tráfico de droga mais potente


Supermaconha preocupa autoridades de Chicago
Com aumento de apreensões, deputado propõe pena mais rígida para tráfico de droga mais potente
Redação Época

O aumento de casos de apreensão de um tipo mais potente de maconha em Chicago, nos Estados Unidos, mobiliza autoridades locais para aumentar a pena de traficantes dessa droga. O deputado republicano Mark Kirk vai sugerir mudança na legislação para que o tráfico de maconha com concentração de THC (tetrahidrocanabinol, substância responsável pelos efeitos da droga) superior a 15% seja punido com até 25 anos de prisão. Kirk defende que a droga seja tratada da mesma forma que entorpecentes mais pesados, como a cocaína. Segundo Kirk, a supermaconha (chamada de kush) chega a conter 20% de THC. A concentração da substância na droga comum é de 5% a 10%. A versão mais pesada da maconha é obtida pelo cruzamento de diferentes tipos da planta.

A pena maior seria aplicada para quem vendesse ou distribuísse a supermaconha, mesmo em caso de réus primários. O interesse dos traficantes na supermaconha estaria aumentando com a possibilidade de lucros mais altos. A droga chega a custar US$ 21 por grama. As penas mais brandas do que as aplicadas para outras drogas pesadas, como o crack, também estimulam, segundo Kirk, a migração dos traficantes para a supermaconha.
Saiba mais

Nenhum comentário: