terça-feira, 16 de junho de 2009

Governador abre I Encontro de Gestores de Turismo


O governador em exercício, João Alberto de Sousa, e o secretário de Estado do Turismo, Tadeu Palácio, fizeram a abertura na segunda-feira (15) à noite, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, do I Encontro Estadual de Gestores Públicos de Turismo. Cerca de 200 pessoas participam do evento, que tem como objetivo integrar e dinamizar os municípios turísticos por meio de parcerias.

João Alberto destacou a importância do encontro e o empenho do secretário Tadeu Palácio em promover a integração e o fortalecimento dos municípios turísticos maranhenses. Frisou ainda o potencial histórico do Maranhão e o fortalecimento da economia, com a geração de renda que o Turismo traz ao estado.

“O Maranhão tem tudo para se tornar um dos maiores polos turísticos do Brasil. Temos a história dos holandeses, franceses, portugueses, africanos, os Lençóis Maranhenses, as cachoeiras de Carolina, a Chapada das Mesas, por isso este primeiro encontro, para que exista mais incentivo e surjam novos empreendimentos turísticos”, afirmou o governador João Alberto.

O secretário de Turismo destacou que, por determinação da governadora Roseana Sarney, as secretarias devem se empenhar para desenvolver um grande trabalho. “O turismo é uma atividade geradora de emprego e renda e tudo que estiver em nosso alcance com o objetivo de mostrar os nossos atrativos, nossa cultura, nossa história, debateremos nesse encontro. Um projeto que realizaremos juntos para mostrar o Maranhão”, disse.

Na solenidade de abertura foi realizada uma palestra do secretário-adjunto de Turismo do Ceará, Osterne Feitosa Ferro Neto. “O governo sozinho não faz turismo. A sociedade, a iniciativa privada, o povo, eles fazem o turismo acontecer. Ao governo cabe planejar, incentivar, debater. Há poucas atividades econômicas em que toda a sociedade participa, esse é o caso do turismo”, ressaltou.

O evento prossegue nesta terça-feira (dia 16) com mesas redondas, palestras, oficinas e espaços de diálogos Caminhos para os Polos Turísticos, no qual cada polo discutirá ações prioritárias. E ainda será assinado um protocolo de intenções de parcerias para o desenvolvimento sustentável do turismo no Maranhão.

Nenhum comentário: