segunda-feira, 29 de junho de 2009

Brasil registra primeira morte por gripe suína

A vítima é um homem adulto que esteve durante sete dias na Argentina. O Ministério da Saúde informou também neste domingo (28) a confirmação de 36 novos casos da doença
Redação Época
Agência Brasil
Gomes Temporão em coletiva de imprensa Ministro da Saúde confirmou primeira morte por gripe suína, mas afirma que a transmissão no país continua "sem sustentabilidade"

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (28) a primeira morte, no Brasil, de uma pessoa infectada pelo vírus Influenza A (H1N1), causador da doença popularmente conhecida como gripe suína. A vítima era um homem adulto de 29 anos que esteve na Argentina durante sete dias.

Segundo informações do Ministério, os sintomas do paciente começaram no dia 15 de junho, ainda na Argentina. No dia 20, já de volta ao Brasil, o homem deu entrada em um hospital de referência, onde o diagnóstico de gripe suína foi confirmado. No dia 23, o quadro piorou, evoluiu para insuficiência respiratória. O paciente não respondeu ao tratamento e morreu na manhã deste domingo.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou a informação em uma coletiva de imprensa. "O Ministério da Saúde lamenta profundamente a morte e reafirma que está lançando mão de todos esforços para conter a doença e evitar a ocorrência de óbitos", disse.

Embora Temporão não tenha citado o nome da vítima, o Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo, onde o paciente estava internado, informou que se trata do caminhoneiro Vanderlei Vial.

Novos casos

O Ministério da Saúde informou também a confirmação de 36 novos casos da doença. São 14 em São Paulo, 6 no Rio de Janeiro, 5 no Rio Grande do Sul, 5 no Distrito Federal, 3 em Pernambuco, 2 em Goiás e 1 em Tocantins.

Com isso, chegam a 627 os casos confirmados de gripe suína no país.

O ministro José Gomes Temporão disse que a vacina para o vírus Influenza A (H1N1) está na fase final de desenvolvimento, mas não divulgou qualquer previsão para que ela esteja disponível à população.

Ele declarou que a transmissão, no Brasil, continua "sem sustentabilidade". Isso quer dizer que todas as pessoas contaminadas vieram de fora do Brasil ou tiveram contato direto com alguém que estava doente.

Nenhum comentário: